O Quilombo da Caçandoca é o mais antigo do litoral norte e encontra-se num dos lugares mais belos do Brasil em Ubatuba, hoje transformado em comunidade quilombola formada no período da escravidão, que moram em sua maioria ainda nas praias da região.
O trajeto não é nada fácil, a estrada fica um pouco antes da Maranduba, para quem vem de Caraguatatuba, a estrada é de chão e muito mal conservada, as comunidades lutam para melhorias no acesso do bairro, mas em épocas de chuva dificultam ainda mais o trajeto.
A praia também possui diversas vagas de estacionamento, onde na alta temporada é cobrada uma taxa pela comunidade, dinheiro utilizado para manutenção da estrada, e para apoio a comunidades quilombolas no local, segundo Mario descendente de quilombo.
Do seu canto esquerdo, parte uma trilha rápida que leva até a Praia do Pulso, quase deserta, com o mar bem calmo e muita sombra, acessada também por uma estrada que corta um condomínio, a praia é monitorada pelos seguranças do condomínio da praia do Pulso.
No retorno da praia do Pulso, vale uma parada para fotografar a vista, onde é possível ver a Igreja Nossa Senhora de Fátima, conhecida como Mosteiro do Arautos do Evangelho, que parece um castelo medieval.
No canto direito da Caçandoca, um pequeno riacho marca o início para uma trilha, que após subir uma formação rochosa leva até a Praia da Caçandoquinha, praia linda ideal para a prática de mergulhos.
Depois desse passeio a sensação é que se conheceu um pouco mais sobre a história de nosso país e que se esteve em um lugar que será impossível esquecer tanta beleza natural.
Olá pessoal! Anderson das redes sociais Ubatuba e o mundo. Somos uma das páginas mais…
A empresa Eco Ubatuba, responsável pelo gerenciamento da Taxa de Preservação Ambiental, informa que a…
Uma pena que você chegou a essa dica, pois nós também queremos sol para você…
Está pensando em vir a Ubatuba, e não sabe por onde começar! Nesse blog vamos…
É normal ter essa dúvida quando é a sua primeira vez em Ubatuba, a cidade…
Ubatuba tem mais de 100 praias e muitos já sabem, mas entre essas fica difícil…