A praia da Lagoinha é uma de nossas praias preferidas aqui em Ubatuba, com águas bem calmas, ela dá início a trilha das sete praias, que começa aqui na Lagoinha, e termina na praia da Fortaleza, passando pelas praias do Oeste, Peres, Bonete, Grande do Bonete, praia do Deserta, Cedro e enfim a Fortaleza, totalizando 10km de trilha.
A lagoinha é uma praia em um bairro residencial, poucos comércios, e pouca infra estrutura, apenas um restaurante de praia funciona o ano todo, demais trailers funcionam somente na alta temporada.
O acesso a praia tem apenas uma entrada para veículos, organizada pelo condomínio do bairro, e com cobrança de estacionamentos zona azul organizado pela Comtur, no valor de R$12,00, você recebe o cartão zona azul, para utilizar no dia, podendo circular com o mesmo cartão na cidade na praia que aceite o cartão, pois algumas praias tem somente estacionamentos privados.
Outras atrações do bairro são passeis de lancha e banana boat, que saem da vila de pescadores ao lado esquerdo da praia, você também pode fretar uma pequena lancha, para acessar as praias da região.
Além de praias, o bairro tem um monumento histórico, as Ruínas da Lagoinha.
As Ruínas do Antigo Engenho da Fazenda Bom Retiro da Lagoinha do Município de Ubatuba, foram tombadas pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo em 16 de dezembro de 1985, para sua proteção e valorização enquanto Patrimônio Histórico de suma importância para o Município.
A fazenda modelo na Lagoinha entrou em decadência por volta de 1850 com a evolução das técnicas agrícolas. As datas de compra da propriedade por Stevenné, anterior à da abertura de ações, e de venda do Engenho da Lagoinha são desconhecidas e objetos de estudo pelo Departamento de Patrimônio, Biblioteca e Arquivo, da FUNDART.
Segundo relatos orais e recentes pesquisas, outro importante proprietário foi o Capitão Romualdo, já no final do século. Ele era possuidor de vasta cultura de café e cana de açúcar, fabricante e exportador de aguardente e açúcar mascavo. Seus escravos teriam ganhado a liberdade com a abolição da escravatura. Mas sem terem para onde ir e por gratidão e amizade, permaneceram até o falecimento do fazendeiro.”
Fonte: FUNDART
Praias próximas a Lagoinha:
Cachoeira véu da noiva Ubatuba